páginas do blog

A Banda

A Banda Locomotiva estreia no dia 6 de Abril de 1991, com casa cheia em Campo do Meio. Foi o primeiro show da banda formada pelos integrantes remanescentes do Musical Estilos de Salvador do Sul/RS (A outra parte dos músicos formara alguns meses antes a banda Champion  de Portão/RS).

Formação original
Nos primeiros anos gravou dois LP’s emplacando sucessos como "A Locomotiva" (A Locomotiva sai da estação...) e "Lar Doce Lar" (regravação em "ritmo de banda" do hit de Renato e Seus Blue Caps) O sucesso nas rádios aliado à qualidade musical e ousadia no repertório em seus shows, rapidamente levou a Locomotiva a tornar-se uma das mais importantes e requisitadas bandas de baile do sul do país.


Sucesso nos bailes de interior gravando músicas influenciadas pela colonização alemã no Rio Grande do Sul, desde o início também destacou-se como uma das poucas bandas a apresentar com qualidade e fidelidade em seus shows, os clássicos nacionais e internacionais do FM, especialmente entre anos 80 e 90, rendendo-lhe o apelido de "Máquina do Som". O grande sucesso entre as bandas de baile que tocavam "som" (pop e rock nacional e internacional), vivido também por bandas como Studio e Barbarella, fez com que o Locomotiva aos poucos infelizmente deixasse de lado a produção de novos discos, dedicando-se intensamente à música cover. Á medida que foi intensificando este foco de trabalho, acabou com o passar do tempo trocando os metais (trompete e trombone) pela adição de mais um tecladista na formação.

Locomotiva - A Máquina do Som - 1998
Um novo disco só voltou a ser lançado em 1998,  o terceiro disco e primeiro CD intitulado "A Máquina do Som". Já com as mudanças na formação, gravou um disco de estilo pop-rock, porém com uma linguagem "anos 80" simbolizando o estilo que vinha apresentando desde o início, mas em músicas inéditas compostas por integrantes. A música "Cenzinho" composta pelo então vocalista Jajá (Sucessor do vocalista original Edemir Giacomelli) virou hit entre o povo "da noite"e a "magrinhagem" do Vale do Caí. Pouco depois mais novidades na formação - Locomotiva passa a apresentar duas cantoras em seus shows, Lisa Schommer e Deizi Nascimento, formando um trio de frente ao lado de Jajá, e assim  acaba pelo volume de trabalho especializando-se em bailes de formatura, feiras, debouts, e eventos similares.

De Volta... - 2007
O ano de 2006 marca uma completa reformulação administrativa, quando o então diretor Edson Hummes (tecladista original) se desvincula e boa parte dos músicos e parte da equipe técnica assumem a direção banda. Com isto aos poucos a banda volta a dedicar-se ao estilo de origem, integrando novamente trompetista e trombonista na formação. Sendo assim, em 2007, após 9 anos sem gravar lança o CD "De Volta..." _ Produzido e gravado pela banda de maneira independente, emplaca a música "A Guria do Pedágio" e "De Volta" em diversas rádios, marcando o retorno do grupo ao "estilo de banda" (influenciado principalmente pela música alemã no sul do país e pela música sertaneja). Com a reforma administrativa, após o lançamento do disco Lisa Schommer deixa a banda, e é substituída meses mais tarde por Gorete Branco (que algum tempo depois também deixa o grupo para fazer parte da banda Casablanca Show).

O crescimento do novo projeto vem com a turnê 2008 e o lançamento do Álbum "Tchau Pra Você!" em Abril de 2009. Com destaque para a "faixa-título" e a música "Indecisão" que foram grande sucesso tanto de público quanto de crítica, além de músicas como "Chove lá Fora", "Não é Bem assim" e "Não Quero Mais Esse Amor" que rodaram muito bem em rádios de diversas regiões do RS. Destaque para rádios como 88.7 (Novo Hamburgo-RS), Alegria FM (Novo Hamburgo-RS), Triângulo FM (Candelária-RS), Popular FM (Teutônia-RS), Vale Feliz (Feliz-RS), Viva FM (Montenegro-RS), etc.

E: Rodolfo, Abi, Branco, Dé, Pozo, Rodrigo, Felipe, Nani
Em 2010 a nova cara: com a saída de Deizi e a entrada de Felipe Lima (guitarra e voz), a banda passa a contar com um trio de cantores que promete dar o que falar. Jonathas Pozo (voz solo em "Indecisão") até então guitarrista,  assume os vocais ao lado do vocalista Dé Garcia (voz solo em "Chove Lá Fora"). A música "Solução" (com participação de Joel Carlos, do Tchê Barbaridade) já é sucesso Rio Grande a fora, e já está previsto o lançamento de CD especial com duas novas músicas, e os maiores sucessos em nova roupagem, antecipando o lançamento do próximo álbum completo, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2011, em comemoração aos 20 anos de carreira!

LOCOMOTiVA é:

Dé Garcia: voz solo, violão
Jonathas Pozo: voz solo, violão e guitarra 
Felipe Lima: guitarra, voz e violão 
Abi Ribeyros: teclado e acordeon 
Nani Braun: bateria 
Branco: baixo e vocal 
Rodolfo Flores: trompete e trombone 
Rodrigo Silva: trompete e sax 

Embarque com a gente nesta festa, pois a Máquina do Som não pára!